A Casa de Cultura Elbe de Holanda – CCEH é um espaço cultural criado e administrado por uma Associação Civil sem fins lucrativos que foi formada por um grupo de pessoas, artistas e não artistas, que deseja que o trabalho de Elbe de Holanda, a “Tia Elbe”, em prol da Cultura como elemento de formação dos jovens, e mesmo adultos, continue.
A CCEH é, pois, uma continuidade do trabalho de Elbe de Holanda, dramaturga, teatróloga, poetiza, artista plástica, cidadã honorária do Rio de Janeiro e fundadora do GATIG (Grupo de Artes e Teatro da Ilha do Governador), que, nos seus quase trinta anos de atividade ininterrupta, obteve prêmios em festivais em todo o país e administrou, no período de 1987 a 1989, a Lona da Cultura da Ilha do Governador, que funcionou até 1994. Além dela, temos como parceiro o ator Castro Gonzaga, morador da Ilha e sócio-fundador da CCEH, artista que dispensa apresentações no auge de seus mais de cinqüenta anos de carreira no teatro, no cinema e na TV, que da seu nome à nossa sala de apresentações.
Inaugurada em 2 de junho de 2002 com a missão de democratizar o acesso à cultura, informação e lazer, a CCEH oferece cursos e eventos nas diversas modalidades artísticas, contribuindo para a difusão do patrimônio imaterial na Ilha do Governador e proximidades.
A CCEH tem três andares, onde estão localizadas áreas para exposições, exibição de vídeos, espaços para cursos e a Sala Castro Gonzaga, para apresentações de teatro, música e dança. O projeto do prédio contou com assessoria do Centro Técnico de Artes Cênicas – CTAC, do Departamento de Artes Cênicas (DEACEN) da FUNARTE (Ministério da Cultura).
Localização: Rua Eng. Rozauro Zambrano, 302 – Jardim Guanabara
Telefones: 2466-0661 e 2466-0100
Site: www.cceh.com.br
E-mail: contato@cceh.com.br
--------------------------------------------------------
A Lona Cultural Renato Russo, instalada no Parque Manuel Bandeira, mais conhecido como Aterro do Cocotá, oferece serviços nas áreas de cultura, arte e lazer, como peças teatrais, shows, cursos, oficinas culturais, exposições, etc.
História da Lona
A luta por um espaço culural na Ilha do Governador, onde seus moradores tivessem a possibilidade de assistir a shows, ter acesso a peças de teatro e oficinas de arte, começou no final dos anos 90. Este sonho começou a ganhar força com a criação do Movimento Cultural Lona Renato Russo. Este movimento, criado por Marcelo Mendes, atual administrador da lona, contava com o apoio de bandas locais, artistas e várias entidades e empresas da Ilha.
Em 2004 houve a primeira votação popular para a escolha do nome da lona cultural. O nome de Renato Russo, antigo morador da Ilha, ficou com 65,4% da preferência.
Eventos culturais beneficentes aconteciam na Ilha neste período, de 2004 a 2006, colaborando para divulgação do movimento e ajudando a recolher alimentos em prol da Casa do Índio. Mas foi em 2007, quando a Ilha do Governador completava 440 anos, que a tão sonhada lona cultural se tornou realidade.
Em uma nova votação, o nome do cantor e líder da Banda Legião Urbana, recebeu 74% dos votos da população local. Em 24 de Setembro, de 2007, aconteceu a tão esperada inauguração da Lona Cultural Municipal Renato Russo, com o espetáculo “Renato Russo – A Peça”. O ator Bruce Gomlevsky, que interpreta Renato Russo , foi o primeiro de vários artistas a pisar nos palcos da lona.
Começou assim uma trajetória de sucesso. Desde sua inauguração, a Lona Renato Russo já recebeu artistas, como:
Beto Guedes, Flavio Venturini, Elba Ramalho, Bebeto, Alcione, Leone, The Fevers, Isabela Taviani, Jerry Adriane e Dado Villa-Lobos, guitarrista da banda Legião Urbana.
Endereço: Parque Manuel Bandeira, S/Nº – Cocotá
Telefone: 3366-0589
E-mail: contato@lonarenatorusso.com.br
Site: http://www.lonarenatorusso.com.br
Administrador: Marcelo Mendes